quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Título ou cargo eclesiástico NÃO É NOME PRÓPRIO!


Só DEUS É SENHOR! Só o SENHOR é DEUS!


Depois de ler uma recente mensagem de um irmão em Cristo, reparei na sua assinatura:

"(Sou Aquilo e Quem o Senhor quiser que eu seja e me chamará sempre pelo meu nome e não pelos títulos que tenho)"

Concordo plenamente! A igreja precisa parar com esse costume provinciano de utilizar títulos e pronomes de tratamento para referirem-se mutuamente.

O nome na certidão de nascimento NÃO BASTA?


Se eu sei que você é pastor por que eu preciso ficar te chamando de pastor?

Você tem um NOME!


Eu tenho um nome: Mônica! Não precisa ficar me chamando de "irmã" Mônica. Já sabemos que somos irmãos!

É arrogância querer ser chamado por algum título!
Se somos todos irmãos, e SE DEUS NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS, por que você, IRMÃO, vai fazer?

Uma boa parte de pastores, bispos, apóstolos, e professores-doutores - e tantos outros títulos (como gostam de títulos, né?) - querem "se destacar" da multidão.
Em suas pregações, geralmente proferem uma pergunta, sugerindo uma suposta dúvida de uma plateia supostamente "burra", autoreferindo-se pelo título ou cargo que ocupam na igreja: "E aí, você pode me perguntar: mas o que é isso, pastor?"
Se soubessem como isso é bobo!

Pessoas menos instruídas - e em posições supostamente "privilegiadas" - então, adoram ser chamadas pelo título que têm e pelo cargo que ocupam! Será que se a chamarem pelo seu nome próprio ou se se referirem a ela com um simples "você", ela perderá seus títulos e cargos na igreja? Deve ser.

É igual a esposa quando fala à sua empregada doméstica, referindo-se ao marido, como "senhor fulano" ou o "doutor fulano", só para a doméstica não "tomar liberdade" com o sinhôzinho!

Quanta soberba e ignorância!
E tem maridos que levam esse mau hábito para as suas empresas! Certa vez, presenciei o marido, referindo-se à sua sócia e esposa, falar à secretária: "a dona fulana depois verá isso."
Ridículo!

Quando um pregador faz isso no púlpito, ele está DESOBEDECENDO a Deus; está colocando uma distância entre você e ele. Ele é "diferente" de você. É isso o que ele está dizendo para você quando te "obriga" a chamá-lo de senhor, doutor, pastor, apóstolo, bispo, bispo primaz, bispo nacional, obreiro, diácono, e tantos quantos outros títulos arrebatar para si.

A terra em que o corpo dele será enterrado, quando morrer, será de ouro - e a sua, reles "membro de igreja", será de barro.
O túmulo dele será decorado com um monte de diplomas e certificados de "honra ao mérito", isso, sem esquecer do anel de bacharelado de Teologia ou Direito, que ficará colado na testa do defunto para todo mundo ver!

Isso é só para fazer com que você não deixe de chamá-lo de pastor, viu? Até a esposa do pastor o chama publicamente de ... pastor!
Aonde já se viu, você, simples mortal, chamar um pastor de "você" ou simplesmente pelo nome de batismo dele: que petulância!

Isso é hipocrisia, meus irmãos. E Jesus é radicalmente contra a hipocrisia.
Reparou? Eu o chamei de Jesus! E não de "irmão" Jesus ou Pastor e Bispo da nossa alma Jesus! E você também, muitas vezes já deve tê-lo chamado simplesmente de JESUS, embora saiba que Ele é o seu Senhor e Salvador, não é mesmo?

Na Bíblia, somente duas vezes - se não me engano - os apóstolos chamaram alguém de "Irmão" fulano: Paulo, referindo-se a um de seus companheiros e Pedro, referindo-se a Paulo. Mas não como título, pois "irmão" é uma condição. Pedro, demonstrava com isso para os demais que, apesar de Paulo pregar pontos difíceis de entender, ele também era um "irmão" na fé. Portanto, foi só para situar Paulo para os "irmãos", e não, colocando-lhe o "título" de irmão, pois "irmão", não é título, conforme já falei.

O hábito social - provinciano também - de chamar as pessoas pelo pronome de tratamento"senhor" ou "senhora" é uma apropriação indébita e uma usurpação de função!
Pois SENHOR é aquele que tem DOMÍNIO sobre alguém. Será que existe um outro senhor na sua vida, além de JESUS CRISTO? Por que então você chama algum outro de "SENHOR"? Isso é apropriação indébita da CONDIÇÃO de Deus! E também não existe nenhuma "senhora"; isso é querer usurpar a CONDIÇÃO do Deus Pai!
Só DEUS É SENHOR! Só o SENHOR é DEUS!



Um abraço fraterno a todos.


Mônica Sampaio
monica.sampaio1@gmail.com
www.docoracaodedeusparaoseucoracao.blogspot.com
www.monica-sampaio.blogspot.com
www.radialista-monicasampaio.blogspot.com

5 comentários:

  1. Excelente! Muito apropriado seu post. Tenho até um artigo sobre este assunto que ainda irei postar no meu blog. Parabéns!
    Se desejar, dê uma olhada também nesta postagem: http://jornalpalavradevida.blogspot.com/2009/07/quando-jesus-veio-terra-mais-de-2008.html

    Deus te guie sempre.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do seu blog, Bárbara. É bárbaro! rss êta trocadilho infame. Deus te abençoe! Um beijo santo!

    ResponderExcluir
  3. Salve, salve "irmã" Mônica. hehehe
    Você sabe que há certo tempo estava pensando em escrever sobre o tema? Eu saí de uma igreja no ano passado (por questões sérias, doutrinárias e teológicas), onde era pregado nas reuniões da liderança - a qual eu fazia parte - que deveríamos chamar o pastor de Pastor Fulano. Para que a igreja o respeitasse. Precisa disso? Ainda usavam o verso: "Honra a quem honra" - hehe, exegese pra eles deve ser algo para comer com escargot...
    Adorei o tema e o modo como foi exposto. Peço permissão para publicá-lo no ecclesiareformanda.blogspot.com
    Um abração Mônica.
    Deus lhe bendiga
    Alberto Oliveira

    ResponderExcluir
  4. Salve,Beto! Ri muito com o "comercom escargot"!
    Creio que com a chegada na igreja, nos últimos anos, de pessoas com um nível de instrução mais graduado (sem fazer elitismo aqui; é apenas uma constatação), começa a oferecer possibilidades congregacionais menos focadas em dogmas e posturas morais provincianas pontuais, para viver o Evangelho real, onde TODOS SOMOS IRMÃOS.
    Confesso que eu mesma, quando me converti, me estranhei muito este tipo de comportamento, e ficava confusa, pois não encontrava respaldo bíblico. Certa vez, inclusive, fui chamada atenção pelo pastor da igreja em que eu acabara de chegar, durante uma pregação, no púlpito (não digo altar pois aquilo é apenas um tablado de madeira; altar de Deus é o nosso coração.) O "reizinho da cocada preta"como "carinhosamente" eu o chamava, só faltou citar o meu nome, mas esperneou muito lá em cima,achando um absurdo chamar um pastor de você. Eu acatei, né, fazer o que? Depois, o Espírito Santo foi me instruindo e separando o que era doutrina do que era meramente cultural. Fiquei bem, graças a Deus. Quando encontro aqueles que vão ficar ofendidos se chamá-los apenas pelo nome e tratá-los simplesmente por"você", eu chamo pelo título ou lanço um conveniente "irmão".
    Abração! Na Graça e na Paz!

    ResponderExcluir
  5. Ola Monica!

    Graça e Paz!

    Vim conhecer seu espaço digital. Bom posts! A internet é um espaço precioso onde podemos falar de Jesus e discutir diferentes pontos de vista!

    Aproveitando, faço uma apresentação do meu blog:

    Genizah é um blog cristão diferente. Hilário e divertido, mas que não dispensa a seriedade na defesa do Evangelho. Uma mistura bem balanceada de humor, denuncia e artigos devocionais. No Genizah, você fica sabendo da última novidade do absurdário "gospel", mas também não falta material para inspiração e ótimas mensagens dos melhores pregadores. Genizah é um blog não denominacional apologético, com um time é formado por escritores, pastores, humoristas e chargistas cristãos.

    Aguardo sua visita. Vamos nos seguir!

    Abraços em Cristo e Paz!

    Danilo Fernandes

    http://www.genizahvirtual.com/

    ResponderExcluir