quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

DEUS TEM MESMO DUAS VONTADES? SERÁ?

Creio que não.

SOBERANA X PERMISSIVA

A vontade que vem de Deus É SEMPRE soberana.
Mesmo quando permite que sigamos caminhos ruins, pois, o final será sempre aonde Deus quis que chegássemos: os justos para o céu; os ímpios para a perdição eterna.

Deus COLOCOU a bênção e COLOCOU a maldição diante do homem (Deuteronômio 30:1), e até PREFERE (questão de preferência) que sigamos a bênção, mas ambas as vontades de Deus são SOBERANAS. Tanto o resultado para a escolha do caminho da bênção como para o caminho da maldição. Ele tem soberania para andar conosco conforme a nossa escolha.

"Então confessarão a sua iniqüidade, e a iniqüidade de seus pais, com as suas transgressões, com que transgrediram contra mim; como também eles andaram contrariamente para comigo.
Eu também andei para com eles contrariamente, e os fiz entrar na terra dos seus inimigos; se então o seu coração incircunciso se humilhar, e então tomarem por bem o castigo da sua iniqüidade," (Levítico 26:40-41)

Em Deuteronômio 30:19,20, Deus diz:

"Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,amando ao SENHOR teu Deus, dando ouvidos à sua voz, e achegando-te a ele; pois ele é a tua vida, e o prolongamento dos teus dias; para que fiques na terra que o SENHOR jurou a teus pais, a Abraão, a Isaque, e a Jacó, que lhes havia de dar."

Escolhe, pois, a vida para que vivam. Esta é a preferência de Deus. Mas, tanto na escolha da vida, para que viva, e da morte, para que morra, a vontade de Deus continuará soberana.

Acredito que esse conceito de que Deus tem duas vontades - uma soberana, absoluta, irredutível, e outra, nem tanto assim, chamada de permissiva - é uma tentativa humana de "esconder" a "maldade" de Deus, para que não pensemos que Deus é malvado.

DEUS É BOM MESMO QUANDO FAZ O MAL.

O mesmo Deus que criou os vasos de honra, criou os vasos de desonra.
O mesmo Deus que criou o bem para o seu fim, criou o mal também para o seu fim.
O mesmo Deus que criou o céu, criou o inferno.

Satanás é o "departamento do mal" de Deus.
Deus é soberano, absoluto, Todo-poderoso.
Ele tem domínio sobre todas as coisas. Tem domínio sobre a Sua criação.
Ele criou todas as coisas e é soberano sobre elas.
Deus criou o diabo. E tem domínio sobre ele. (Jó 1:6-12)

Essa ideia de permissividade é puramente do âmbito humano. O homem é que é permissivo. Deus é soberano.
O homem permite determinados acontecimentos pois não tem controle absoluto de nada. E também não tem como estar em todos os lugares ao mesmo tempo, por isso, ele precisa permitir que alguém faça coisas no seu lugar, ou que façam como acharem melhor, por exemplo. Permissão soa como uma autorização temporária, parcial, limitada.

Ao contrário do que se tenta passar, Deus não possui o conceito humano de paternidade. A paternidade humana é muito limitada quando a aplicamos a Deus. Por exemplo, quando um pai permite que seu filho vá a um determinado lugar, ao sair o filho, este pai perde todo o controle sobre sua criação - e seja o que Deus quiser. Não é o que acontece quando Deus autoriza acontecimentos sobre a vida humana.

Hoje, essa foi a primeira coisa que me veio ao coração quando me preparei para fazer o meu devocional matinal: se Deus realmente possui duas vontades. E senti muito forte essa vontade do Espírito Santo em dissolver essa ideia de permissividade divina na convicção da soberania divina. Ele não permite que o mal aconteça sobre a vida do desobediente: Ele determina que aconteça.

"Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.
Então veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.
No momento em que falar contra uma nação, e contra um reino para arrancar, e para derrubar, e para destruir,se a tal nação, porém, contra a qual falar se converter da sua maldade, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe.
No momento em que falar de uma nação e de um reino, para edificar e para plantar,
Se fizer o mal diante dos meus olhos, não dando ouvidos à minha voz, então me arrependerei do bem que tinha falado que lhe faria." (Jeremias 18:4-10)


Deus disse: então me arrependerei do mal que PENSAVA FAZER-LHE. Quem iria fazer o mal? Deus.

Vamos parar de querer fazer com que Deus seja um personagem bonzinho, como fizemos com o "Papai Noel" ou com o "Coelhinho da Páscoa".
Deus não é um personagem: Ele é Deus.
E não é bonzinho: Ele é BOM. Mesmo quando faz o mal.

O mal de Deus sempre é para cumprir a vontade de Deus.
E a Sua vontade sempre é BOA, agradável e perfeita. (Romanos 12:2)


Mônica Sampaio
Produtora de REDES para pescar almas para o Reino de Deus.
Quer me ajudar a pescar?
monica.sampaio1@gmail.com
Preciso de parceiros para produzir ARTE & ARTESANATO PROFÉTICOS para o Evangelismo.
Sementeira DIVINAS PROMESSAS - Produtora de meios audiovisuais para Evangelismo, Ação Social e Educação Ambiental.

2 comentários:

  1. A vontade de Deus é que todos sigam ele para o Céu e ter uma vida plena e iluminada, sem gemidos,angústia, com tranquilidade entre as flores flutuando no alem como uma águia. Mas existem os que de alguma maneira preferem ficar no fundo do poço, na escuridão, sem a paz, procurando a luz mais não a encontrem, porque seguiu a vontade que Deus não queria que eles seguissem, mais foi uma opção deles, não ´´e uma vontade de Deus, mais se eles escolheiram, não tem volta. Mas tudo foi pelos crimes cometidos, as violencias, os ódios, os rancores, a maldição, cairam no mundo da prostituição, das drogas, as bandidagens, os abortos, os filhos jogados nos lixos, nos rius, tudo isso é crime que cometeram, e vão ter que pagar por tudo isso. Não é a vontade de Deus mais se não redimirem desses pecados vão ter que ficar perambulando pela terra e cometendo mais crmes.

    ResponderExcluir
  2. Ola,
    Parabéns pelo belo e edificante blog, que Deus continue abençoando grandemente sua vida e a dos seus. Com muita alegria me tornei um de seus seguidores.


    Um grande abraço...

    ResponderExcluir