sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

FUI EU QUEM CRIOU O MSI - MOVIMENTO DOS SEM-IGREJA


(Comida estragada)


Muita gente já ouviu falar do MSI - Movimento dos SEM-IGREJA na Internet.
Não se trata, evidentemente do movimento natural e informal que vem acontecendo no mundo; mas do movimento deliberado, com sigla, blog e comunidade próprios, criados de propósito, a fim de reunir pessoas simpatizantes da fé cristã, que um dia, provavelmente, congregaram em alguma igreja evangélica.

Criei esta associação porque eu mesma estava fora de igreja. Da Igreja do Senhor Jesus Cristo propriamente não; mas de denominação evangélica.

Na tarde de hoje, eu assistia ao programa Antenados na Geral,da TV Boas Novas,apresentado por André Samuel, quando este mencionou o MSI - Movimento dos Sem-Igreja.

Imediatamente, o Espírito Santo começou a falar comigo: Aproveite a oportunidade e fale sobre a COMIDA ESTRAGADA que você comeu, Mônica!
Eu tirei o blog do ar, eliminei as comunidades, saí dessa ideia, mas não havia chegado o momento de falar abertamente sobre o Movimento dos Sem-Igreja. Mas a hora chegou e é agora.

Como surgiu o MSI


Da rebeldia.
Nasceu da rebeldia.
É absolutamente normal o crente, em alguma fase de sua vida cristã, discordar da liderança da sua igreja. De Técnico de futebol e líder de ministério quase todo mundo tem um pouco. Com raras exceções, quase todos acham que sabem fazer melhor. E comigo não foi diferente.

Revoltada com acontecimentos que, na minha "achância", eu achava que faria melhor, decidi sair da igreja e ter um ministério pessoal e independente. Continuei fazendo a Obra de Deus, evangelizando, realizando culto em casa, ministrando "sopão" e culto ao ar livre com moradores de rua. Enfim, nunca me desviei do Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.
Mas não queria saber de congregar em igreja evangélica nenhuma. Nada de pastor sobre mim; a única autoridade espiritual que eu aceitava era o Senhor Jesus.

Então, conversando na Internet, encontrei muitos que se identificavam comigo. Amávamos Jesus, mas queríamos viver o cristianismo fora dos padrões estabelecidos e conhecidos.

Conheci, inclusive, uma pessoa no Youtube, autor dos vídeos intitulados "PREPARE-SE" - uma série de documentários cujo objetivo é mostrar os preparativos para a entronização do Anticristo. Convidei-o a vir em minha casa, e realizamos um culto, misturado com conversa, durante cinco horas. São pessoas bem intencionadas. Mas, o velho ditado diz que boa intenção não salva ninguém... só Jesus salva.
Com o tempo, o Espírito Santo foi me dando entendimento sobre vídeos como estes. A entronização do Anticristo é bíblica. Tem que acontecer para que a Palavra se cumpra. Nós não fomos chamados para impedir sua entronização; fomos chamados para pregarmos o Evangelho da Salvação. E estes vídeos, tanto desse rapaz como outros que circulam na internet sobre a Nova Ordem Mundial, não falam em absoluto sobre Salvação. Aliás, este rapaz alega que não fala de Jesus, porque senão as pessoas se converteriam, por meio da operação do Espírito Santo sobre a Palavra pregada, e entrariam em alguma igreja evangélica já que, segundo ele, tem uma em cada esquina, e seriam ludibriadas pelos "cães gulosos" (como ele chama os pastores), nas "sinagogas de satanás" (como ele define as igrejas evangélicas). Complicado, rapaz! O assunto é muito complicado.

Quando a pessoa permite que o espírito de divisão entre em seu coração, abre as portas da sua vida espiritual para todo tipo de engano. As exposições da Palavra de Deus que este rapaz coloca no Youtube são textos descontextualizados, que provocam, claro, heresia.

Aliás, no Youtube e também em vários blogs e sites, encontramos centenas de pessoas bem intencionadas que, achando estar contribuindo para o bem das pessoas, estão mesmo é fazendo a estratégia do terror; exatamente o que satanás quer.


COMO VOLTEI A CONGREGAR




Depois de me envenenar com essas comidas podres - lembra de Eliseu no episódio: Há morte na panela? (2 Reis 4:38-41) - comecei a fazer uma escola bíblica diariamente na minha casa com adolescentes, amigos de meu filho mais novo. Depois de um tempo, o Espírito Santo me constrangeu a levá-los para uma igreja para ficar debaixo da autoridade pastoral. Foi então que voltei a congregar e as escamas dos meus olhos caíram.

Inclusive, o mesmo texto que eu usava para dizer que o ato de dizimar era legalista, foi o que o Espírito Santo utilizou para me mostrar que eu estava errada. Está em Hebreus7. Ali eu alegava que havia mudado o sacerdócio e que dízimo era dado aos sacerdotes levitas. Só que eu não "via" a parte, no verso 2, que Abraão deu dízimo de tudo o que ganhou a Melquisedeque. E o que me abriu os olhos foi a questão de que Abraão era ANTERIOR à Lei mosaica. Então toda essa teoria do capeta para desacreditar o ensino bíblico ministrado nas igrejas caiu por terra para mim.

HÁ PROPÓSITO NO CONVÍVIO CONGREGACIONAL



É na estrutura corporativa da igreja que os cristãos identificam seus papeis no Corpo de Cristo. É nesse convívio que aperfeiçoamos nossas relações interpessoais, baseados nos fundamentos cristãos.
É no Corpo de Cristo que descobrimos para o que fomos criados; quais as funções que fomos chamados a desempenhar.
Paulo fala em sua 1a carta aos Coríntios, no capítulo 12, que há diversidade de dons e de operações, mas que o Espírito é o mesmo. É Jesus quem vai nos acomodando em Seu Corpo.

"Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor."
(Efésios 4:16)



Entendi o princípio da autoridade espiritual - "Toda a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus."
"Por isso quem resiste à potestade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação."
- (Romanos 13:1-2).
E princípio de Deus quando é quebrado acarreta maldição. Deus estabeleceu Seus princípios, e também delimitou as transgressões e sua penalidade.

Bem, depois que voltei para o seio da Igreja do Senhor Jesus, e todo engano se desfez, faltava-me ter esta conversa franca com os irmãos e amigos que costumam ler meus artigos.

Posso afirmar a vocês que o Espírito Santo conhece o nosso coração e sabe quem são os Seus. Ele nos experimenta. Permite até que andemos um tempo enganados. Prova o nosso coração enquanto fica quieto, só olhando. Ele quer ver se, quando abrir Sua Boca, temos condições de ouvi-lO e consequentemente, obedecê-lO.

Eu fui provada, irmãos.
E fui aprovada. Graças a Deus.

"Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações;
Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência."
"Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma."

(Tiago 1:2-4)

"Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam."
"Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta."
"Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência."
"Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte."
(Tiago 1:12-1)5



Um beijo na paz e no amor de Jesus.

Mônica Sampaio
Radialista, Escritora e Consultora sobre Técnicas de Apresentação em público e Locução
Evangelista, Pregadora e Ministra de Louvor

Sobrevivente do álcool, do cigarro, do câncer e das drogas

monica.sampaio1@gmail.com
twitter.com/MonicaSampaio

14 comentários:

  1. acredito sim que o corpo de cristo é a igreja, e a igreja são as pessoas, e que existe sim dons e funções (que não são títulos, mas responsabilidades) e que no corpo todos tem seu lugar. É importante estar numa igreja, só que devemos procurar um lugar onde nos sintamos bem, e bem longe da doutrina capitalista da prosperidade.

    ResponderExcluir
  2. O alvo de meu blog é divulgar o bom nome de Jesus. E levar cada crente mais perto de seu Senhor, ficarei feliz se quiser fazer parte dele, contudo não deixarei de visitar, e comentar em seu blog. Ficarei á espera da sua amizade virtual. Minhas saudações em Cristo Jesus.

    ResponderExcluir
  3. Excelente Mônica.
    tive toda razão do mundo [dentro da minha lógica] para deixar a minha igreja [PIB São Luiz}, porem refletir e não desistir.
    ainda estou no banco como que na reserva do time principal, mas estou feliz comigo mesmo e com Deus por saber receber de bom grato as coisas que veem a amim.

    A igreja de Deus [nós] precisam de congregação para que elas vejam em si mesmas que exitem.

    sds., em Cristo

    luiz cledio

    ResponderExcluir
  4. Hermana,
    Eu to muito feliz com o que aconteceu com você, dessa tua mudança, bem vinda de volta então rs agora é correr atrás pra tirar todas as pessoas que são contra a igreja e generaliza os pastores, nem todos são lobos em pele de ovelha. nem toda igreja tem heresia, problemas todas vão ter mas se não fizermos nada pra mudar perdemos a chance de sermos diferença e fazermos a diferença no lugar que estamos!

    Fik na paz do Senhor;
    Felipe Henrique

    ResponderExcluir
  5. Costume falar uma coisinha que não é lá muito bonita,mas cabe aqui:

    - na vida passamos por 'fases' e por 'fezes', importante é aprender nas duas situações.

    ResponderExcluir
  6. Eu já sabia!!!!! Como Deus é lindo!!!!
    Agradeço ao Senhor pela sua vida. Deus te abençoe!
    Agora vou colocar seu blog como meus preferidos.
    Estou muito feliz minha irmã e sem palavras para o que Deus fez na sua vida.

    Deus é lindo!!!!!!!!!

    http://www.irmaoricardo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Obrigada, queridos! Pelos comentários e pelas orações, pois creio que, enquanto eu divulgava o MSI, muitos cristãos oravam por mim, para que Deus me abrisse os olhos. Deus os abençoe! Beijos em todos vocês!! A paz de Cristo para a sua vida!

    ResponderExcluir
  8. Deus continue iluminando a sua alma e dirigindo o seu coração para que você seja um vaso santo para ser por Ele usado para a Sua glória. Saudações no precioso nome de Jesús.-J.M.

    ResponderExcluir
  9. Querida irmã, li sua postagem e fiquei muito feliz. Enquanto muitos tentam desacreditar o congregar em uma igreja local suas palavras e seu testemunho mostram que é possível o retorno ao bom convívio. Problemas sempre existirão, mas estar com os irmãos regularmente nos ajuda a entender as nossas proprias limitações e conflitos. É amando, perdoando, suportando, servindo, trabalhando, orando, etc... que encontramos forças para a vida em congregação. Deus criou e separou um povo para viverem unidos, em união. Deus continue lhe abençoando e iluminando seu caminho. Em Cristo,
    Pr. Magdiel G Anselmo. http://pranselmoteologia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. É uma pena, minha irmã, que achando que entendeu alguma coisa, voce se torne mais equivocada no seu segundo erro, que no primeiro; melhor seria que nunca tivesse duvidado no início.

    "Romanos 13:1-2 não diz sobre potestade e sim sobre autoridade, e autoridade civil, como cita o magistrado (JUIZ ) e não sobre pastores, alias a unica cobertura espiritual que vejo na PALAVRA é NOSSO SENHOR JESUS CRISTO." Isto por si, deixa claro que voce costuma ter um entendimento muito superficial, rápido e sem profundidade em sua compreensão dos textos bíblicos. Não tenha isso como ofensa, por favor.

    Sobre as autoridades religiosas (pastores), eles teriam sua importância no que diz respeito a ajudar no crescimento espiritual dos convertidos, até que estes alcançassem a maturidade e estatura de Cristo, onde "compreenderíamos" TODA A PERFEITA VONTADE DE DEUS. Ora, mas se eu conheço qual a vontade de Deus, para que eu preciso mais que me ditem regras sobre o que devo ou não fazer? Se eu compreendo que tenho o Espírito Santo a me guiar no que é bom e agradável a Deus, e se entendo, pela inspiração do Espírito, a vontade de Deus REVELADA em sua palavra, PARA QUÊ, eu insisto, PARA QUÊ, eu preciso de um homem (pastor) que me diga isso, Se nós dois temos o MESMO ESPÍRITO? Ou será que voltaremos à Idade Média, quando os Padres e Papas diziam serem os únicos que detinham a revelação e inspiração de Deus, deixando o povo cego e submisso ao que eles dogmatizavam??? Ou será que o Espírito Santo depende dos pastores para nos revelar a vontade de Deus, e não nos inspira a nós mesmos?

    Não estou desmerecendo os Pastores. Não! Só acho que depois de tornar suas crianças (os neófitos na fé) adultas, dando-lhes leite e depois comida sólida (e essa é sua verdadeira missão não cumprida), eles deveriam deixá-las andar sobre suas próprias pernas; mas ao contrário disso, eles retém seu crescimento, para que sejam eternamente dependentes deles, como faziam os Padres na Idade Média.

    Vc ainda fala que Deus instituiu as autoridades e que devemos nos submeter a elas. E eu te pergunto. Devemos obedecê-la sempre, ou só quando ela é justa? devemos obedecer estas autoridades "instituídas por Deus", mesmo quando elas são contrárias à verdade de Deus?

    As autoridades políticas proibiram Paulo de pregar o evangelho, mas ele não obedeceu às autoridades políticas. Voce vai dizer, baseado no versículo que vc citou ou no seu entendimento, de que Paulo Pecou por não obedecer tais autoridades???

    As autoridades Religiosas proibiam de fazer qualquer trabalho no sábado, e os discípulos de Jesus não o faziam até conhecerem Jesus, um dos maiores "desobedientes" das autoridades religiosas. Acaso eles deveriam obedecer às autoridades RELIGIOSAS ao invés de obedecer a Jesus? E se seu Pastor institui leis, dogmas e proibições que vc sabe que não condiz com a palavra de Deus...., não obedecê-lo é pecar???

    Nossa única autoridade a que devemos estar submissos é a da palavra de Deus, e é sobre ela que devemos PROVAR tudo aquilo que nos ordenam fazer, seja o Presidente do País, ou seja o Pastor local ou Presidencial. Se não estiver de acordo com a palavra de Deus, não devemos obedeçê-lo. Voce discordará disso? Acho que não. Isto prova, que a única autoridade verdadeira sobre nós, é a palavra.

    Abençoado, lamento muito mesmo, que vc estando equivocado, ache que está certo. Quanto ao dízimo...., bem, para não encompridar, sugiro que medite e tente compreender uma questão que vou lhe colocar, e se conseguir juntar as peças, descobrirá a tremenda incoerência desta gula financeira inventada pela cristandade. A pergunta é:

    Um Cristão perde a Salvação, se não der o Dízimo?

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Por que você me chama de irmã, se não professamos a mesma fé?
    Você escreveu:
    "Sobre as autoridades religiosas (pastores), eles teriam sua importância no que diz respeito a ajudar no crescimento espiritual dos convertidos, até que estes alcançassem a maturidade e estatura de Cristo, onde "compreenderíamos" TODA A PERFEITA VONTADE DE DEUS. Ora, mas se eu conheço qual a vontade de Deus, para que eu preciso mais que me ditem regras sobre o que devo ou não fazer? Se eu compreendo que tenho o Espírito Santo a me guiar no que é bom e agradável a Deus, e se entendo, pela inspiração do Espírito, a vontade de Deus REVELADA em sua palavra, PARA QUÊ, eu insisto, PARA QUÊ, eu preciso de um homem (pastor) que me diga isso, Se nós dois temos o MESMO ESPÍRITO? "

    Pois bem, percebeu que o sujeito é o pronome pessoal "EU" em todas as orações que você escreveu? Se VOCÊ já chegou à estatura perfeita - o que é mentira, desculpe, nem nenhuma ofensa; biblicamente só o seremos na próxima dispensação -, mas digamos que você já tenha chegado, o que fazer então com os que ainda estão começando? Fazer exatamente o que você disse para fazer: ensiná-los. Pastoreá-los. Então, amigo, sugiro que você medite e tente compreender que o cristianismo não se baseia naquilo que VOCÊ quer, que VOCÊ acha, mas na soberana direção do Espírito Santo. O Espírito diz ÀS...IGREJAS!!!
    Respondendo a sua pergunta: Não, o cristão não perde a salvação se não devolver seu dízimo. Mas, talvez, a causa que o impede de obedecer a uma ordenança de Deus, possa levá-lo ao inferno.
    Amigo, já andei neste engano. E orei a Deus e fui liberta do que estava convicta que não tinha: soberba.

    ResponderExcluir
  13. GRAÇAS A DEUS JESUS TE LIBERTOU MINHA IRMÃ.
    ENTRE NO YOUTUBE E ASSISTA A MEUS VIDEOS
    O MEU CANAL: PASTOR LUIS F.GUERREIRO
    VIDEO:
    "RUBENS SODRÉ:Servo de Deus ou mensageiro do diabo?"
    "O movimento dos sem igreja,sem pastor e sem religião também é dos sem salvação"
    Entre em contacto comigo farei um Hangout com o endemoniado retratado no 1ºvideo e preciso de ter mais informações sobre esse descabeçado-inimigo da cruz de Cristo.
    Contactos:
    0 ou 00+ 351(indicativo de Portugal)+ 21.0937025(fixo) ou 969996764(móvel)
    lftgmontesinai@gmail.com

    ResponderExcluir