sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

A LUZ NA BOCA DO POÇO

“Estou me sentindo no fundo do poço.
Só resta um pouquinho d’àgua, no limo, aonde estou pisando.
As paredes de pedras enegrecidas, escorregadias pelo lodo, e uma corda velha, poída, me ligam à superfície.
A boca do poço é o único lugar aonde vejo um pouco de luz.
Ouço os sons que vêm de fora, e num ímpeto, sinto um enorme desejo de subir.
Agarro-me na corda, mas... ouço uma voz: AINDA NÃO, FILHO. AINDA NÃO ESTÁ NA HORA DE SUBIR. SE VOCÊ INSISTIR E, TEIMANDO, SE AGARRAR A ESTA CORDA TENTANDO SUBIR, ELA RUIRÁ.
E SE O TOMBO FOSSE O PIOR A ACONTECER, NÃO SERIA NADA PERTO DE NÃO TER MAIS CORDA NENHUMA PARA SE AGARRAR, MESMO QUE,POR HORA, A POSSA AGARRA SOMENTE PELOS OLHOS, OLHANDO.
NÃO DESTRUA O ÚNICO FIO DE ESPERANÇA QUE LHE RESTA. POIS O POUCO NA MINHA PRESENÇA É O QUE VOCÊ PRECISA TER NESTE MOMENTO.”


Eu fiquei imaginando esta situação. A pessoa, num lugar solitário e terrível, com uma saída inalcançável, e com um espape aparente, mas que, até pelos olhos da fé, não dava pra acreditar que alguma coisa poderia dar certo. E o único que poderia sustentar aquela velha corda para que não ruísse, até que a pessoa chegasse à boca do poço, era Aquela Voz que, mesmo assim, naquele momento, afirmou que não a sustentaria.

Sua esperança era só uma Voz. Não tinha rosto; não tinha identidade, e não tinha procedência. Não tinha garantia... somente uma Voz. Potente. Mas, apenas uma Voz.

Aí, imagino que essa pessoa deveria pensar: “se eu ficar aqui eu vou morrer. Se eu tentar subir pelas paredes inóspitas (inóspitas até de passagem) ou pela corda puída, eu posso até morrer; mas eu morro tentando. Pra que que Deus me deu capacidade, não foi para usar?”

Então, me lembro de uma Palavra que diz: não é pela sua capacidade, mas pela Mão do Senhor.

A indecisão mata! Mas que dura decisão a tomar: ficar e morrer sem ao menos tentar, ou acreditar no inacreditável? Quem é essa Voz? Quem é você que promete me salvar, me proteger? Quem é você que quer que eu acredite que tem um plano para me tirar daqui, pra me salvar? Afinal, quem é você?

Aquele silêncio mortal nada responde. Só o eco, a gozar com a sua cara: Quem é você? Quem é você? Quem é você?

E VOCÊ, O QUE FARIA?
Acreditaria ou não?
Quem é que pode nos livrar numa situação dessas?
Existe alguém que pode fazer isso?

A resposta de quem está no fundo deste poço é uma só: TEM QUE EXISTIR. Pelo amor de Deus tem que haver alguém, uma Força, Algo que transponha este obstáculo e me faça sentir seguro outra vez. TEM QUE HAVER. Se eu não acreditar nisso, a minha incredulidade me matará!
Quem precisa de inimigo quando não tem fé?

Meu Deus – é aí que Ele entra, saindo como um clamor, da tua boca!
Meu Deus! Eu preciso de TI! Eu preciso crer! Ajuda a minha incredulidade!
Se eu não crer, certamente eu morrerei. Me ajude a obedecer a Tua Voz que me ordena a não pegar nesta velha corda, tentando desesperadamente subir até a luz da boca do poço! Me ajude a obedecer a Tua Voz!

Muitas vezes nós temos na ponta da língua o nosso projeto de fuga. Planejamos e até o último segundo estamos convictos da certeza de estarmos certos, e aí vem, um detalhe, uma palavra, alguma coisa, que Deus nos mostra que NÃO ESTÁ naquele negócio; que não foi Ele quem mandou dizer aquela profecia; que aquela porta não foi Ele quem abriu; que aquilo não é bênção. Muitas vezes, Ele espera até que o nosso pé esteja no laço e o passarinheiro pronto para puxar a corda e nos pendurar na sua maldita armadilha, para nos tirar com mão forte.

Sem contar aquelas pessoas que tentam ajudar quem não pode ser ajudado no momento, e acabam quase caindo no poço, para morrer ao seu lado.

Mas uma coisa é certa: Ainda há luz na boca do poço. Ainda há uma Voz falando contigo. Ainda não é o fim.

Você não pode fazer mais nada, e se tentar, pode ser que venha apressar um fim que talvez não fosse a Vontade de Deus projetada para você.

Olhe para a luz. Olhe e ouça. Enquanto você tiver essa Voz te guiando e a luz, lá do alto, te iluminando , alguma coisa ainda pode acontecer.

Para você, cujo ano de 2011 é o fundo do poço, te convido a olhar 2012 como a boca do poço e Jesus, a Luz. E a Voz, que diz:

ALGO AINDA PODE ACONTECER E TE SURPREENDER.
Se você se desagarrar dessa corda velha que está para ruir.
A Voz é JESUS CRISTO. O Único que tem saída para poços.

“Ó Senhor, Tu sabes o que eu desejo,
pois ouves cada um dos meus gemidos.”
(Salmo 38:9 – NTLH)

Mônica Sampaio
Radialista e Escritora
Pregadora e Ministra de Louvor
Departamento de Missões da IADJ-Recreio dos Bandeirantes - Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Sobrevivente do álcool, do cigarro, das drogas e do câncer, liberta pelo Filho Jesus Cristo

3 comentários:

  1. Muito bonito e profundo Mônica!Eu creio que todos nós em um qualquer momento da vida,já viveu situações destas, se desesperou, perdeu a confiança e possívelmente a fé, questionou algumas vezes os desígnios, os projectos de Jesus para cada um de nós...mas,acreditando,acreditando, acreditando sempre...Deus nos acolheu com o seu amor infinito e nos fez submergir do "fundo do poço",no seu tempo,que é bem diferente do nosso tempo e nos fez confiar e aceitar o "SEU" relógio,abençoando a nossa Vida...Só pode ser mesmo assim, não é verdade Mônica?! beijinho

    ResponderExcluir
  2. .

    Graça e paz e amor vos sejam multiplicados.


    Irmã Mônica Sampaio,


    Por natureza, nos desesperamos, mesmo que tenhamos a certeza em Deus (a apóstolo Pedro mesmo diante de Jesus, iniciou uma caminhada sobre as águas e se desesperou, a quem disse o Senhor Jesus: “Homem de pouca fé, por que duvidaste?”), infelizmente, somos murmuradores, mas, Deus seja louvado e que sejamos dignos de Sua infinita misericórdia...

    Deus nos abençoe nesta rica caminhada, e que os desígnios do Senhor nos mostrem como sermos verdadeiros adoradores, independente de quatro paredes, mas nas tábuas de nossos corações, edificando-nos uns aos outros... Um próspero, espiritualmente falando, ano de 2012.


    Por Cristo. Em Cristo. Para Cristo. Nos interesses da Igreja que Cristo edificou.


    James, crente desigrejado de lugares religiosos com placas de igrejas
    Jesus, o maior Amor
    Site "Adoradores em Casas"
    Orkut "Adoradores em Casas"
    Facebook "Adoradores em Casas"
    Twitter “Adoradores em Casas”


    ...
    ..
    .

    ResponderExcluir
  3. Glórias sejam dadas pelas suas vidas, Maria Manuela e querido irmão James.
    Romanos 14 me ensina a respeitar a fé com que a pessoa adora a Deus, pois é o Espírito Santo que trata com cada um; e é sobre este tratar que vamos prestar contas no Dia do Juízo. Amo vocês dois em Cristo. Um beijo no amor e na paz de Jesus.

    ResponderExcluir